Quem somos
A Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina - CCA/SC é uma cooperativa central de agricultura familiar incentivadora da reforma agrária popular e da produção de alimentos orgânicos agroecológicos.
Foi fundada em 26 de outubro de 1991 por interesse da comunidade de agricultores familiares beneficiários de iniciativas de Reforma Agrária da época, que se consolidaram como o berço esplêndido de esperança para pessoas menos privilegiadas e que enfrentavam desafios para comercialização frente aos problemas sociais de precarização do trabalho, além de estabelecer ações frente a necessidade da preservação dos direitos sociais, do valor social do trabalho e da livre iniciativa.
São cumulativas as iniciativas que a CCA teve no decorrer de sua história sem perder o vínculo com suas origens na Reforma Agrária e a sua essência cooperativista inclinada ao combate de desigualdades sociais e desenvolvimento socioeconômico das famílias rurais. Neste sentido, seu estatuto apresenta 3 principais ações que estruturam a sua história:
01
Formação
Contribuiu na formação e na capacitação dos cooperados com o objetivo de promover o homem do campo no contexto da cooperação e inter-cooperação em cooperativas, associações e grupos de agricultores familiares. São temas trabalhados a gestão de empreendimentos cooperativos e formações para produção agropecuária organizada e cooperada.
A CCA e suas filiadas se sensibilizam com a agricultura familiar e os desafios das famílias rurais buscando meios de suprimir o êxodo rural. Compromissada com o setor, desenvolve serviços estratégicos de apoio às famílias agricultoras beneficiárias da reforma agrária para favorecer sistemas produtivos diferenciados e de base agroecológica, além de estimular a cultura das feiras livres de venda direta do produtor no estado de SC.
02
Serviços
03
Comércio
Detentora da Marca Terra Viva, engloba vários produtos derivados da cadeia produtiva do Leite, Feijão, Milho e hortifrutigranjeiros diversos. Além disso, dedica-se a fomentar a comercialização direta para favorecer famílias agricultoras em feiras livres. Se apresenta em mercados institucionais de aquisição de alimentos através do PAA e PNAE disposta a comercializar a produção das cadeias produtivas da agricultura que incentiva.
Desenvolver-se com as comunidades rurais a partir da promoção de eventos como feiras, congressos, exposições e festas favorecem a viabilidade técnica de serviços do ramo agrário para produção de alimentos, aperfeiçoamento da cadeia produtiva e apoio social no que tange o empoderamento de minorias.
Nossa história está marcada no compromisso com a reforma agrária para a expansão do modelo de agricultura familiar em incentivos para produções de alimentos em sistemas agroecológicos sustentáveis como alternativa viável para mitigar as mudanças climáticas e evitar o colapso do planeta
Um conjunto de ações dedicadas a promover o desenvolvimento da comunidade rural de forma justa e equitativa estão em nossa visão